domingo, 26 de junho de 2011

Simone de Beauvoir

"Ninguém nasce mulher, torna-se mulher"
Simone de
Beauvoir

Essa frase que me inspira a manhã, me diz simplesmente:
Você não nasceu mulher, não precisa ser o que a sociedade construiu para você. Não precisa, minha querida, ser fêmea perfeita, a esposa carinhosa, a mãe símbolo de pureza e perfeição e muito menos, querida mulher, você não precisa tirar do forno o peru saboroso, enquanto a família espera à mesa de domingo, com todo sorriso... e você parece feliz. Não precisa.
Você se constrói mulher, a mulher que existe fora das propagandas e mitos. A mulher verdadeira com crises existencias, a mãe sem pureza, que erra, que trabalha, que fica cansada, que tem orgasmos, sim minha querida, você pode dizer "orgasmos" orgasmos múltiplos. Você se enxerga imperfeita, porque te ensinaram a esconder a infelicidade, mas você é infeliz, à partir do momento que esconde o que é, sente, pensa, querida mulher.
Então, você se torna mulher quando aceita o que sente, quando deixa que o peru queime, não por ódio à família, mas só porque você não queria fazer aquele peru, e era preciso ter vontade para que ele fosse bom, mas você tem o direito de não querer. Não sorria se não quiser, se não estiver livre. Seja a mulher que você construiu, livre. Seja o que você acredita, minha querida.
Foi isso o que Simone me disse hoje pela manhã, senti a M Beauvoir humana, que me chamava de querida, porque sabia que eu estava carente, mulher se sente carente, homem se sente carente. Isso é liberdade. Não era a Simone fria, como muitos a entendiam, porque infelizmente associam feminismo e verdade à frieza, era a Simone mulher que se comunica com todas as mulheres do mundo, e ela falou comigo, porque eu quis ouvi-la, e então me senti mais feliz.

Um comentário: